segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sobre "voz" e "violão" (ou, o Fragmento 106)

 Antes de você começar a ler, deixe-me fazer algumas considerações, sim? ok, lá vai:
1- Uma pessoa tem que ganhar a vida, não discuto isso.
2- Gosto é algo que não se discute... Mas ninguém falou NADA sobre "lamentar".
3- Não tenho a intenção de ofender NINGUÉM, então deixe de ser chato e tenha um pouco de esportiva, ok?




Pronto, uma vez feitas as considerações iniciais, vamos para o pau.

Eu odeio "voz e violão". Não, espera, deixa eu dizer de outra forma: eu odeio "voz e violão" MEDÍOCRE (o que é o motivo de eu sempre usar aspas para esse tipo de prática nesse post). Entenda que não é somente pelo fato do cantor ter uma voz ruim, ou o fato do violão estar, em algumas oportunidades, desafinado e eu ter baixa tolerância com som desafinado. Num é nada disso, minha raiva se concentra no repertório escolhido para uma happy hour... SÃO SEMPRE AS MESMAS CANÇÕES.
Eu me sinto incomodado com o fato de na maioria das vezes que tive de encarar um barzinho com "voz e violão" o safado tirar da cartola os mesmos "coelhos", as musiquinhas grudentas que tem riff fácil, igualmente grudento, e que são fáceis de se tocar no violão.
Quando um grupo de amigos se reune, e no meio da bebedeira um puxa o violão e o povo começar a cantar, tudo bem, afinal, o teu amigo num tá sendo pago p/cantar, a ele fica o direito de desafinar, esquecer a letra ou até mesmo esquecer a batida da canção, é só gréia, então tá tudo certo. Mas você ir para um bar, e ouvir um desgraçado (desprovido de graça) tocar no teu pé do ouvido a noite toda e você ser, meio que, "obrigado" a pagar o couvert "artístico" (se bem que tem alguns nesse mundo de James Brown, o grande, que merecem), aí já é outra história.

Vejamos o que eu já ouvi dos caras que fazem "voz e violão" pela cidade.
Sente o drama:

Palpite - Vanessa Rangel: A canção fez MUITO sucesso por conta de uma novela, em mil novecentos e BOLINHA. Ainda tem gente que escuta e acompanha, nada contra você ouvir em casa, mas que dá uma certa vergonha alheia ao ouvir a canção, ah isso dá! fora que a musica é melancólica, é PÉSSIMA p/se ouvir com dor de cotovelo, principalmente se teu objetivo é afogar as mágoas numa mesa de bar, depois de tomar um pé no sentador: é um tal de você tentar apreciar um bom whyski e e de repente ouvir "E aí, será que você volta, tudo a minha volta, é triste." ... É de você tomar a dose de whyski de uma vez só e pedir a GARRAFA p/tomar no gargalo de tanta tristeza, fora o fato que a canção é um corta tesão FODA para a "azaração", num dá p/se chegar porque a canção não tem BALANÇO  p/se chegar.

Pais e filhos - Legião Urbana: legião é a Meca para os que fazem "voz e violão", e "Pais e filhos" é tipo Mohammed, o profeta! sofre do mesmo mal de Palpite: evite se estiver triste e esqueça a azaração, num vai rolar. E olhe que eu CURTO Legião, mas num suporto mais ouvir "Pais e filhos". Legião tem INÚMERAS outras canções, canções lindas,  mas o povo só fica no "feijão com arroz", só as que foram hits.
"ah, radar o cara variou, num tocou Pais e filhos. Tá vendo você errado?"
... e o que o cara me toca? SERÁ!
¬¬, dá praticamente na MESMA!

Final Feliz - Jorge Vercillo: me encontre UM que num tocou isso e eu lhe mostro alguem que num conheçe a arte da "voz e violão", o MESMO mal das duas anteriores: evite se morgado, num vai rolar beijo de boca.
só que é nessa canção que os "voz e violão" usam para impressionar, e também onde rolam os maiores berros: "MEU AMOR, DEIXE O TEMPO SE ARRASTAAAAAAR, SEEEEEEM FIIIIIIM."... eu já te ouvi mermão, num precisa gritar. Eu juro que vou acreditar no final feliz, mas pelamordeJamesBrown, num berra mais que você tá num MICROFONE!!!

Como eu quero - Kid Abelha: Hora de botar romantismo na noite (mais?), então é hora de Kid Abelha. Uma bela canção, mas muito melhor se ouvir entre 4 paredes do que num ambiente aberto, com um copo de qualquer coisa em mãos e olhando para o jogo de futebol pela tela de 32 polegadas, pela falta do que fazer. O pior é ouvir as "adaptações", afinal, num fica bem um HOMEM pedindo: "tira essa bermuda que eu quero você serio"... aí o retardado me solta um "tira essa saia, que eu quero você seria"... tive taquicardia, meus membros não responderam por aproximadamente 57 segundos.

Lenha - Zeca Baleiro: tenho meus problemas com o Zeca, é um bom interprete, mas num curto muito as composições dele. Sempre em uma canção dele tem uma frase que me deixa PUTO, em Lenha ele já começa: " Eu não sei dizer, o que quer dizer, o que vou dizer"... num sabe o que quer dizer, malandro? DICIONÁRIO! Mas Lenha é uma bonita canção, a culpa é minha por não conseguir apreciar Zeca apropriadamente. No mais, Lenha sofre do mesmo estigma: evite se morgado, área de azaração: nula.

Meteoro - Luan Santana: Kid Abelha num empolgou, mas Zeca fez o povo cantar junto, então é hora de ir para os sucessos do momento. O homem me saca um Luan Santana, a batida no violão fica mais forte, mas as batidas do meu coração diminuem, vão a ZERO, aí os membros não respondem e eu sou considerado clinicamente morto por exatos 2 minutos e 27 segundos. Mas enquanto ninguém nota, o povo se anima, canta junto, bate na mesa p/acompanhar. Eu fico deitado, inerte... e babando horrores.

Garotos - Leoni: Curioso, eu sempre saio quando toca essa, juro, é como se meu corpo estivesse em ressonância e já soubesse, a partir de algum alinhamento astral que o cidadão vai soltar esse lugar-comum.
A mulherada adora essa canção, eu até curto, mas já me saturou até os malditos ossos. Se Pais e Filhos, da Legião é Mohammed, Garotos, do Leoni é Alá em pessoa, um refrão fácil de cantar junto e uma batida que permite ao povo levantar os braços, com isqueiros e celulares em mãos (eu JÁ VI disso, acreditem) e fazendo "uhuull".
... Eu? eu já tô do outro lado da porta saindo, oras.

Aí o que você vai me dizer? "ai, Radar você é um chato! barzinho num é p/você azarar, mas ficar sentado, tomando alguma coisa e conversando com os amigos, a musica tem que ser calma mesmo, affff!"

Nada contra, sem neurose, até curto ficar sentado batendo um lero com os aliados ao som de uma musiquinha mais calma... mas por que tem que ser as MESMAS CANÇÕES???
Eu num tô pedindo p/ele meter um dance (se o cara fizer isso munido somente de um violão... caralho, o cara é fodão!), mas que o cara ME SURPREENDA!
Eu vou ser, meio que, "obrigado" a pagar o couvert "artístico" p/um cidadão que desfilou na minha frente tantos clichês que eu fiquei zonzo. Num quero nada demais, apenas que ele toque algo fora dos lugares comuns, a galera nem internacional mais toca... É só clichê na moleira.

Custa o cara trabalhar um pouco mais o repertório e, mesmo usando os lugares-comuns de forma pontual, surpreender? Num tô pedindo p/não tocar as canções descritas acima, é mais algo do tipo "use com moderação", num funciona com bebida? então...





Gustavo Radar, certa vez foi a um barzinho em Itajaí onde um tocador mandou um Marvin Gaye seguido de Ben Harper e Jorge Benjor, e depois mandou um Jamiroquai, ele pagou o couvert artístico e ao sair apertou a mão do homem.








6 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkk eu MORRI de rir Amor!
    porque eu VI essas suas reações, num tem como n rir. E eu até curto voz e violão, mas prefiro sair com vc pra balançar o esqueleto ^^ teamo!

    ResponderExcluir
  2. _|_, vai se danar quero ver vc tocar essas musicas ja q diz ser tão facil! kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Eita, olha só. Acabo de ganhar meu primeiro anônimo!!!
    Meu primeiro tolo que só sabe agredir e não escreve direito na internet!
    O tipo que não tem esportiva e nem senso de humor, muito menos sabe interpretar um texto.

    NOSSA CARA!!!

    ... Não me impressionou.

    ResponderExcluir
  4. Eu toco mais da metade dessas músicas e com certeza, segundo opinião geral, canto melhor que muitos.
    Nesse comentário entendo como um clamor contra o lugar comum. Por que tem que ser sempre as mesmas músicas? Por que não tocar músicas boas mas que não tocam de maneira geral. Tom Jobim tem um infinidade de músicas, mas o que é que se ouve por aí? Águas de Março, Garota de Ipanema, Corcovado...
    Chico tem uma outra infinidade, mas por que só tocam as mesmas?
    E por que não fazem algo seu...não é estragar a música...
    Eu não aguento mais ouvir Jorge Versilo e músicas da moda, acho que a galera tem que mudar, cadê o Blues? Cade Adrea Doria, 16, de Legião....Ah não me venha com "Que país é esse"!
    Chega do marasmo queremos ser surpreendidos por músicas não tocadas comumente!
    Quando ouvimos algo fora do lugar comum elogiamos...mas em geral é a mesma batida, poucos dedilhados e a mesma receita feijão com arroz...
    Imitadores não ficam famosos, cantores sim..

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha, você escreve bem malandro, ótimo texto. Concordo totalmente. Eu toco em barzinho, apesar nunca tocar esse repertório aí que você mencionou (eu não curto bem esse esquema também não, me amarro em ver o brother interpretar, inclusive quando seleciona o repertório.)
    Valeu o texto, me amarrei na escrita.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, amigo. Se você não toca esses lugares-comuns, em algum momento alguém vai apertar a sua mão dizendo: "obrigado pela ótima noite". Um abraço, e muito obrigado mais uma vez!

      Excluir